O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva retoma nesta quinta-feira (3) sua agenda pública em um evento no Rio de Janeiro. Em abril ele inaugurou um CEU (Centro Educacional Unificado) em São Bernardo do Campo e assistiu à pré-estreia do documentário Pela Primeira Vez, em Brasília. Hoje, ele vai participar de um seminário promovido pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
O ex-presidente se junta hoje cedo ao governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), e ao prefeito Eduardo Paes (PMDB) para participar do seminário “Investindo na África: Oportunidades, Desafios e Instrumentos para a Cooperação Econômica”.
Um dos objetivos do Instituto Lula é justamente aumentar a cooperação entre o Brasil e o continente africano para promover o desenvolvimento das duas regiões.
Na sexta (4) pela manhã, ele terá outro compromisso. Ele receberá títulos de Doutor Honoris Causa de universidades do Rio de Janeiro. A entrega será feita por Sérgio Cabral, de quem Lula é aliado, em parceria com a UERJ (Universidade do Estado do Rio de Janeiro), a UNIRIO (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro), a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), a UFF (Universidade Federal Fluminense) e a UFRRJ (Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro).
Desde que deixou o governo, Lula recebeu uma série de títulos de doutor. Um dos mais importantes foi concedido pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris, conhecido como Sciences Po, fundado em 1871.
R7