Ônibus leva risco a crianças por quase quatro meses no Ceará

Unknown
0
Professores de Jaguaretama, na região Jaguaribana, denunciaram o uso de ônibus com diversas irregularidades no transporte de crianças de zero a seis anos. O veículo contratado pela prefeitura passou quase quatro meses levando riscos aos alunos de creche localizada na Rua Teófilo Peixoto até ser substituído. 

De acordo com o professor Josué Júnior, membro da Associação dos Professores da Rede Pública Municipal de Jaguaretama (Aprenuj), as crianças da creche municipal Chapeuzinho Vermelho eram transportadas, desde o início do ano, em “ônibus sem manutenção, com flandres cortantes, alavancas pontiagudas e enferrujadas expostas, oferecendo perigo iminente às crianças”.

Além disso, “era comum o motorista trafegar com calçado inadequado”,  as portas do veículo "estavam cedendo", sendo preciso fechá-las "com cadeado" e o encosto do banco do motorista era apoiado com madeiras, segundo o professor. 


"Esse ônibus provavelmente realizava diversas viagens para transportar todas as crianças, mas ainda assim, não havia espaço para todas viajarem sentadas", afirmou o professor.

Ônibus foi substituído na creche, mas ainda está circulando
Segundo a secretária de educação de Jaguaretama, Maria Lindalva Silva, o ônibus já foi substituído na creche em questão por um dos ônibus "Amarelinhos", cujos recursos são pagos pelo Ministério da Educação (MEC).

A troca ocorreu em 28 de maio, segundo a responsável pelo setor de transportes da Secretaria de Educação de Jaguaretama, Eliane de Lima. A demora ocorreu porque a prefeitura não tinha conhecimento dos problemas, até o momento das denúncias, afirmou Eliane. 

O ônibus anterior passou por manutenção nos pontos mais críticos, como os bancos quebrados, segundo o responsável pela empresa VJ Transporte, contratada pela prefeitura para transportar as crianças. A manutenção contudo não foi definitiva ainda, a qual deverá ser realizada somente no período de férias.

O veículo está atualmente transportando professores e alunos da Escola deEnsino Fundamental Pedro Antônio da Silva, segundo Eliane de Lima.

Esta reportagem foi sugerida pelo canal de interatividade VC-Reporter, através do qual os internautas podem enviar flagrantes, denúncias, vídeos e sugestões de pauta.

Diário do Nordeste

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*