Cabo Flávio preside a Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará (Foto: Agência Miséria) |
A notícia divulgada em primeira mão pelo Site Miséria sobre nota no Boletim do Comando Geral da Polícia Militar do Ceará extinguindo a folga dos policiais durante a eleição nos destacamentos mobilizou entidades ligadas à categoria. Primeiro a Associação dos Profissionais de Segurança Pública do Estado do Ceará (APROSPEC) enviou nota à redação anunciando ter provocado o Ministério Público do Trabalho. Depois, foi a vez da Associação dos Cabos e Soldados Militares do Ceará.
Uma notícia enviada à redação do Miséria dá conta que o presidente da ACSMCE, Cabo Flávio Alves Sabino, participou de reunião com o Comandante Geral da Polícia Militar do Ceará, Coronel Werisleik Pontes Matias, para reivindicar as folgas dos policiais militares destacados no interior. Em publicação no Boletim do Comando Geral, os PMs tiveram suas folgas sustadas no período de 1° a 8 de outubro por determinação do próprio comandante.
Sabino explicou que muitos dos destacamentos não têm alojamentos para acomodar todo o efetivo, não têm armamento suficiente, não têm alimentação e nem os policiais têm dois fardamentos para passar 14 dias vestidos nestes, ainda mais sem ganhar diárias. Além disso, o presidente da associação ressaltou que os destacamentos já vivem em regime de escalas diferenciadas, pois não foram contemplados com a mudança das escalas para 42 horas semanais.
O Coronel Werisleik Matias disse que não recordava de ter assinado tal determinação, mas que estava realmente errada. Ele afirmou que há a necessidade de emprego de um número maior de policiais no Interior durante o período eleitoral, e mesmo com o deslocamento do reforço policial oriundo da Capital, todas as demandas de efetivo ainda não foram atendidas.
No entanto, o comandante admitiu que não pode cobrar tanto dos destacamentos e pediu a compreensão e o apoio dos policiais para que o efetivo dos destacamentos fosse empregado em sua totalidade nos dias 5, 6 e 7 de outubro. O presidente da ACSMCE solicitou que fosse publicada nova portaria dando última forma na portaria anterior, que sustava a folga dos policiais do Interior. O comandante-geral garantiu que resolveria essa situação ainda nesta sexta-feira.
Fonte: Miséria