A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) começa a enviar para usuários nesta semana os equipamentos que vão fazer a medição de qualidade da banda larga no país. Os primeiros a receber o whitebox, aparelho conectado ao modem que fará essa aferição, serão usuários do Rio de Janeiro, de São Paulo e de Minas Gerais.Tratam-se, segundo a agência, dos Estados que mais receberam inscritos no programa capitaneado pela EAQ (Entidade Aferidora de Qualidade de Banda Larga). Antes de receberem seus whiteboxes, contudo, os usuários fizeram o teste de velocidade, disponível para qualquer usuário no site, cujo endereço é http://brasilbandalarga.com.br.O programa deve selecionar 12 mil pessoas em todo o país. Para atingir esse número, estima-se que seja necessária uma base de dados com cerca de 120 mil cadastros -entretanto, a agência não informa o número de usuários já cadastrados.
O plano de amostras elaborado pela Anatel distribui os voluntários por Estado, por prestadora e por faixa de velocidade contratada a fim de medir a qualidade do serviço prestado aos diferentes perfis de usuário. Paraparticipar, o usuário deve se cadastrar no site do programa. A Anatel informa que é fundamental que os usuários que se cadastraram para participar do programa façam o speed test a partir de um computador ligado à internet por meio da conexão informada durante a inscrição. Se não receber o e-mail, o usuário deve checar a sua caixa de spam e, ainda em caso negativo, deve enviar um e-mail para suporte@brasilbandalarga.com.br.Após a validação dos dados obtidos no speed test, o usuário entra em um sorteio para a seleção dos voluntários que receberão o whitebox. Mesmo não sendo escolhido agora, o usuário poderá participar de outras etapas do projeto, segundo a agência. Não existirá ônus, tampouco
remuneração, para participar do projeto.
A Anatel diz que os conhecimentos exigidos para o whitebox são elementares: basta, apenas, conectar o equipamento de medição ao modem ou roteador e deixá-lo funcionando.
Anatel