EFETIVO MILITAR ATUARÁ EM APOIO À JUSTIÇA ELEITORAL EM 393 MUNICÍPIOS.
Cerca de 40 mil militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica vão atuar nas eleições de hoje (7) prestando apoio à Justiça Eleitoral, de acordo nota divulgada nesta sexta-feira pelo Ministério da Defesa. Os militares estarão em 393 municípios, de 11 estados do país. Só no estado do Rio de Janeiro, serão deslocados 6,5 mil militares para atuar em oito cidades.Na nota, o vice-chefe de Operações Conjuntas do Ministério da Defesa, general Celso José Tiago, informou que tudo foi planejado para que as eleições ocorram “sem qualquer incidente”.
- Segundo o Ministério da Defesa, a pedido do Superior Tribunal Eleitoral, será mantido regime de prontidão nas bases aéreas de cinco capitais do pais: Brasília, Rio de Janeiro, Porto Velho,Belém e Manaus. O ministério informou também que helicópteros e aviões poderão ser acionados a qualquer momento para o deslocamento de tropas ou qualquer emergência constatada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em alguns locais, o esquema de segurança teve início antes mesmo da eleição. Por solicitação do TRE do Rio de Janeiro, os ministros do TSE encaminharam para a presidenta Dilma Rousseff, pedido apoio no complexo de favelas da Maré e em bairros da zona oeste da capital fluminense.Ao todo, 3 mil militares do Exército e da Marinha foram destacados para apoiar os funcionários da Justiça Eleitoral e assegurar a realização de atividades de campanha dos candidatos.
Para realizar a operação, o Ministério da Defesa apresentou orçamento de R$ 27,5 milhões para as eleições municipais. Os recursos serão usados para o deslocamento das equipes e também no emprego de aviões, helicópteros e lanchas. O TSE havia repassado R$ 19,2 milhões à Defesa.
Fonte: G1