Sites de Bieber e Rihanna são acusados de capturar dados de crianças sem autorização

Unknown
0


Ídolo infantil. Artista pop Justin Bieber
Foto: AP

Ídolo infantil. Artista pop Justin BieberAP
A empresa Artist Arena que cria páginas de internet para vários artistas pop entre eles Justin Bieber, Selena Gomez e Rihanna, uma "especialista em cativar fãs", também conseguiu ganhar a atenção da Federal Trade Commission (FTC), que investiga denúncias de que a empresa, ilegalmente, recolheu informações pessoais de menores.
A companhia concordou em pagar US$ 1 milhão em um acordo para solucionar o caso. Segundo a FTC, a empresa teria capturado informações de 101 mil crianças. Em uma denúncia apresentada em um tribunal de Nova York na terça-feira, a comissão acusou a Artist Arena de não obter a autorização dos pais antes de coletar dados, como nomes e endereços de e-mail das crianças que se inscrevem nos sites de fãs.
Uma porta-voz da FTC, Claudia Bourne Farrell, disse que acordo deve ainda ser aprovado por um juiz para que o caso seja encerrado.
A empresa mantém os sites RihannaNow.com, DemiLovatoFanClub.net, BieberFever.com e SelenaGomez.com, e os dados recolhidos indevidamente de cerca de 101 mil crianças de até 12 anos, de acordo com a queixa da FTC apresentada há poucos dias em Nova York.
Segundo o "Children's Online Privacy Protection Act" (COPPA), os sites são obrigados a dar tratamento especial às crianças menores de 12 anos no país e devem obter permissão antes de recolher tais dados.
A FTC está em processo de atualização das regras para restringir ainda mais a ação das empresas e sites cujo público são crianças americanas.
A Artist Arena não quis comentar o caso com a imprensa.

O Globo 
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*