Delicato conta que os meteoros geminídeos são pequenos, do tamanho de um grão de feijão. Mas a velocidade que alcançam na atmosfera terrestre chega a 120 Km/h. "A velocidade da pedra é tão alta que ela incendeia e vira um plasma, uma bola de luz, por isso não chega nem a tocar a superfície de nosso planeta", explica.
Se você estiver interessado em observar o fenômeno, primeiramente deverá localizar a constelação de Gêmeos. O melhor horário para visualização da chuva de meteoros será às 3h15 da madrugada desta sexta-feira (14), e nesse momento, uma estrela de luz muito intensa estará localizada logo acima de nossas cabeças - ela é Sirius, da constelação de Gêmeos. À esquerda desta estrela estarão as Três Marias, à direita, uma estrela brilhante chamada Procyon, e ao norte, as duas estrelas de Gêmeos, Castor e Pollux. Dica para quem entende de localização e possui uma bússola: basta localizar o norte e subir 40 graus.
Para facilitar a localização do espetáculo de meteoros, você pode baixar alguns aplicativos para celular, como o Google Sky Map (Android), o Meteor Night (iOS), o Meteor Shower Calendar (iOS e Android) e o Sky Map (iOS e Android).
Canal Tech