O município foi o primeiro no Ceará a abolir a utilização desse meio de transporte inseguro e desconfortável, ainda em 2012. A situação começou a mudar em 2009, na gestão do prefeito Jerônimo Neto Brandão. Na época, a educação era um dos setores mais prejudicados. "Quando assumi a Prefeitura, começamos a fazer uma reforma geral, e mesmo o município sendo historicamente muito pobre, muita coisa foi feita e melhorada e a educação foi um dos setores que tivemos muito cuidado", disse o prefeito, que está em seu segundo mandato.
Para alcançar esse resultado, de acordo com a secretária, foi feito um trabalho de conscientização e sensibilização sobre a importância da educação para o desenvolvimento do município.
Durante os últimos dois mandatos, a cidade ainda aderiu a diversos programas e projetos que ajudaram a alavancar a educação de Morrinhos. Entre eles, estão o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); o Programa Nacional de Transporte Escolar; Programa Caminho da Escola; Pro Infância; Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE); Programa de Apoio as Reformas Sociais (Proares); Formação Continuada da Educação Infantil, em Leitura; e Produção de Texto na Alfabetização, entre outros projetos.
Fonte: Dn