Nova unidade prisional é inaugurada no Ceará

Unknown
0


O investimento na obra custou 16,1 milhões ao Tesouro Estadual, sendo R$ 2,2 milhões em equipamentos

O governador do Estado do Ceará, Cid Ferreira Gomes, e a secretária da Justiça e Cidadania do Estado do Ceará, Mariana Lobo, inauguram, na próxima quarta-feira (20), às 9h, a Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário Elias Alves da Silva (CPPL IV), em Itaitinga. O investimento na obra custou 16,1 milhões ao Tesouro Estadual e de R$ 2,2 milhões em equipamentos, a unidade vai abrir 956 vagas para presos provisórios.

Em nota, o Governo informou que, com a inauguração, será garantido o esvaziamento do efetivo prisional nas delegacias e promove o recolhimento digno dos indivíduos, enquanto os mesmos aguardam tramitações jurídicas de seus processos junto à Justiça. Na ocasião, o governador dará posse a 778 novos agentes penitenciários do Ceará, aprovados em concurso público e assina a ordem de serviço da Casa de Privação Provisória de Liberdade Agente Penitenciário V, no mesmo Complexo Prisional.

_Com os novos agentes, nós dobramos o efetivo de agentes penitenciários que passa dos atuais 686 para um efetivo de 1.400 agentes penitenciários. Este é um momento de muita alegria por receber estes novos servidores para o sistema penitenciário e também muito oportuno para a segurança prisional e os programas de ressocialização da pasta. Os agentes asseguram um papel fundamental dentro do Sistema Penitenciário, com a responsabilidade da vigilância e custódia dos internos durante a execução da pena de prisão. Informou a secretária Mariana Lobo.

Estrutura da CPPL IV
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sejus), a nova unidade prisional do Ceará, a CPPL IV possui 956 vagas integra o Complexo Penitenciário Itaitinga II. Dedicada aos presos provisórios oriundos das delegacias, eles encaminhados pela triagem da Comissão de Avaliação de Transferência e Gestão de Vagas (CATVA), responsável pela gestão de vagas, analisando cada apenado (através de seu histórico, crime, informações de inteligência como periculosidade e formação de quadrilha) para assim realizar a transferência para unidade adequada ao perfil do preso.

A CPPL IV é formada por três edificações: bloco da administração, bloco da saúde e o bloco de celas. Cada um destes blocos possui uma função específica.

O Bloco da Administração possui um pavimento e área total de 1093m2. Os ambientes localizados neste bloco são: vistoria de detentos, refeitório, prontuário, identificação digital de visitas e detentos, assistente social, defensoria, coordenação de educação, administração, informática, CFTV, alojamento de agentes, alojamento de PMs, sala de descanso, auditório, almoxarifado, cofre e sala de segurança. A unidade também contará com sistema de som composto por 36 caixas, onde eles escutarão diariamente a programação da Rádio Livre, projeto da Sejus que consiste em uma radiadora educativa e cultural que permite auxiliar na ressocialização do preso.

Com área total de 302,48m2, o Bloco da Saúde possui dois consultórios médicos, um consultório odontológico, sala de curativos e suturas, posto de enfermagem, leitos de observação, farmácia, sala de repouso, esterilização e expurgo. No Bloco das Celas são dois pavimentos em área total de 6.850 m2. Dividi-se em seis alas (ruas) que possuem cada um, 26 celas com capacidade para abrigar seis detentos cada, além de 10 celas de isolamento que no total comportam 20 detentos.

Fonte: Cnews
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*