PRESÍDIOS CEARENSES PASSARÃO A TER BLOQUEADORES DE CELULAR.

Unknown
0



A decisão é da Justiça do Estado que acatou o pedido do Ministério Público.


A Justiça do Estado determinou que os presídios cearenses deverão ter bloqueadores de telefones celulares, para evitar o desenvolvimento de ações criminosas de dentro dos estabelecimentos prisionais. A medida foi tomada após o Ministério Público ajuizar uma ação civil pública pedindo a instalação dos equipamentos.

Para o Ministério Público, o preso que mantém utilização de celulares não só demonstra poder interno e externo à prisão como possui o poder econômico necessário a manter estruturas e cooptar, dentro e fora dos presídios, o número necessário de indivíduos de modo a manter os ganhos obtidos com as atividades criminosas.

Os estabelecimentos prisionais com regime fechado no Ceará beneficiados com a medida serão: Instituto Penal Paulo Sarasate (IPPS); Instituto Penal Professor Olavo Oliveira I (IPPOO I); Instituto Presídio Professor Olavo Oliveira II (IPPOO II); Instituto Penal Feminino Desembargadora Auri Moura Costa (IPF); Penitenciária Industrial e Regional do Cariri (PIRC); Penitenciária Industrial e Regional de Sobral (PIRS); Penitenciária Francisco Hélio Viana de Araújo. Em caso de descumprimento da medida, deve ser aplicada multa diária no valor de R$ 1 mil.

Com a decisão judicial, o Estado do Ceará terá até 90 dias para adotar todas as medidas necessárias, inclusive um estudo técnico que viabilize a instalação dos bloqueadores de sinal ou de outra medida técnica adequada para coibir a comunicação via telefone celular do interior das unidades prisionais.

A decisão judicial foi publicada no último dia 18, pelo juiz Hortêncio Augusto Pires Nogueira.

Blog do Sinhá Saboía

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*