Sobral discute ações emergenciais para o período de estiagem

Unknown
0

Reunião aconteceu no Paço Municipal


Diante da perspectiva de que a seca que atinge o Nordeste se prolongue nos próximos meses, a Prefeitura de Sobral formou um grupo de trabalho para dar celeridade às obras e ações necessárias para minorar os efeitos da estiagem. O plano inclui a recuperação e instalação de poços profundos, a implantação do Programa Água para Todos, a construção de cisternas e a instalação de cinco estações de tratamento compactas.

Alguns mananciais, como os açudes de Santa Maria (Aracatiaçu), Gerardo Atibone (Riacho Gabriel) e Patos estão em uma situação crítica e, segundo a COGERH, devem secar nos próximos meses. O açude do Boqueirão já entrou em colapso. O açude Jaibaras está com 81% de sua capacidade, já o Taquara está com 25,5% e Araras com 42,86%.  Hoje 141 localidades de Sobral estão sendo abastecidas com carros pipas e o Município está em situação de emergência.

“Estamos vivendo um momento difícil, no que diz respeito à água para as pessoas beberem, especialmente nas comunidades rurais, uma situação grave, e as expectativas em relação a novas chuvas não são animadoras”, alertou o Prefeito Veveu. De acordo com ele, o Município está preparando uma estratégia eficiente para garantir água para beber e para a produção e irá trabalhar a partir das demandas dos distritos e localidades.

O Prefeito pediu o apoio da população para não desperdiçar esse recurso natural. “É importante que as pessoas usem a água com parcimônia. Nesse momento de seca, usem a água apenas para suas necessidades fundamentais. Lavar carro, calçada com água é um desperdício nesse momento inaceitável. Poupe água, porque a situação não é fácil e precisamos da sua colaboração”, disse o Prefeito, lembrando que a preocupação é garantir água para o abastecimento no segundo semestre.    

Participaram da reunião o Vice-Prefeito Carlos Hilton, as Secretarias da Agricultura e Pecuária, Obras, Segurança e Cidadania, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sobral (SAAE), a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE), a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado (COGERH), o Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STRS) e o Fórum Regional dos Assentados.

Fonte: ASCOM PMS

Reduza o seu consumo de água:
- Não deixe a torneira aberta enquanto escova os dentes. Evite banhos demorados e não deixe o chuveiro aberto enquanto passa xampu e/ou sabonete.
- Não use água para lavar a calçada, quintal, portões e janelas. A mangueira aberta por 15 minutos consome cerca de 280 litros de água.
- Tente lavar o carro com apenas um balde de água, pois assim são economizados mais de 300 litros de água a cada lavagem.
- Não deixe torneiras pingando. Conserte imediatamente qualquer vazamento da casa. Além disso, avise ao SAAE sobre qualquer vazamento na rua.

Fonte: Sobral em Alerta
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*