Morreu na tarde deste sábado (13), no Hospital de Messejana, em Fortaleza, a artista plástica Nice Firmeza. Ícone na história da arte cearense, Maria de Castro Firmeza era casada com o também artista plástico Estrigas (Nilo Firmeza).
Natural de Aracati, artista cearense era casada com o também artista plástico Estrigas Foto: Lucas de Menezes
A artista cearense, de 91 anos, deu entrada no hospital há uma semana, com pneumonia, e morreu de falência múltipla dos orgãos.
Segundo informações de familiares, o velório acontece nesta noite na funerária Alvorada, no bairro Parangaba. O sepultamento será na manhã do domingo (14), no cemitério São João Batista.
Trajetória
Nice Firmeza nasceu em 1921, em Aracati. O padre a batizou apenas com o nome de Maria (só aceitava nomes de santos), mas o Nice que a mãe tanto queria imperou em casa. Mudou-se ainda jovem para Fortaleza, onde se interessou pela arte.
Em 1950, iniciou seus estudos no curso livre de desenho e pintura da Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP), quando conheceu seu companheiro de longa data, o então odontólogo Estrigas.
Delicada e inquieta, Nice não se contentou com os gêneros das artes plásticas. Se fez artista, também, a partir dos saberes da tradição popular. Doceira e bordadeira (faz pinturas com formas e cores ricas de suas linhas), foi nomeada Tesouro Vivo/Mestre da Cultura, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult).
DN