Oito mil policiais farão a segurança na Copa das Confederações no Ceará

Unknown
0


Foi divulgado nesta segunda-feira, pela Secretaria de Segurança Pública e Defesa Cidadã (SPPDS), o esquema de segurança para a Copa das Confederações, que acontece em junho, em Fortaleza e em outras cinco cidades. Durante 24 horas, 170 policiais vão trabalhar apenas na escolta das seleções, garantindo a segurança nos trajetos entre o aeroporto, hotéis, centros de treinamento e a Arena Castelão.

Ao todo, 8 mil homens estão envolvidos em uma operação de segurança, que também terá a participação de dois mil homens do exército brasileiro. Na próxima semana, a Fifa assume o comando da Arena Castelão e também a segurança do entorno do estádio. Durante os jogo, a polícia formará "círculos" de segurança, com um policial para cada grupo de 50 torcedores.

De acordo com o Delegado Andrade Júnior, coordenador operacional da SSPDS, o primeiro círculo, em volta do estádio, ficará sob a responsabilidade do efetivo do Batalhão de Policiamento de Eventos (BPE). O segundo e o terceiro serão de atribuição dos grupos de elite, os batalhões de Polícia de Choque (BPChoque) e de Rondas de Ações Intensivas e Ostensivas (BPRaio). O quarto círculo será de responsabilidade do Regimento de Cavalaria e do Batalhão de Policiamento Comunitário (BPCom), ou Ronda do Quarteirão.

Durante os dias de jogos, a Fifa irá bloquear o acesso de carros a 800 metros da Arena Castelão e apenas veículos credenciados terão acesso ao estacionamento do estádio: os que transportarão as delegações de futebol, os de representação diplomática, os oficiais e as viaturas empregadas na operação. Torcedores terão que chegar ao estádio a pé.
 Longe do Castelão, o policiamento será redobrado nas zonas que deverão ser visitadas pelos turistas e que também reunirão torcedores, como a Praia de Iracema, onde haverá durante todo o mês o "São João da Copa". Outra área que vai receber reforço de policiamento durante a Copa das Confederações será a Avenida Beira-Mar, onde estarão hospedadas as delegações das seleções.

Policiais do Raio e da Polícia Rodoviária Estadual já estão sendo treinados para a operação. O plano de segurança pevê, pelo menos, duas rotas de deslocamento dos comboios. Os treinos ocorrerão em três locais: no estádio Presidente Vargas, no Centero Olímpico da Unifor de Fortaleza (Unifor) e no Centro de Treinamento Esportivo, em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), locais que vão ganhar reforço especial de segurança.
Portal Caiçara
Tags

Postar um comentário

0Comentários

Please Select Embedded Mode To show the Comment System.*