Os helicópteros adquiridos pelo Governo do Estado, através do projeto de Modernização Tecnológica financiado pelo banco alemão MLW, já estão servindo a população. Dois pacientes que necessitam dos serviços de excelência do Hospital de Messejana, da rede pública estadual referência em cardiologia, foram transportados nesta quinta-feira (29), do Cariri para Fortaleza no helicóptero equipado com moderna UTI.
Os dois pacientes sofrem de doenças graves no coração e necessitam de cirurgias. Uma é a dona de casa Francisca Henrique Silva, 48 anos, de Juazeiro do Norte, que está diagnosticada com aneurisma de aorta. O outro paciente é um bebê com sete dias de vida, natural de Barbalha, e que tem cardiopatia congênita grave.
SAIBA MAIS
A transferência da dona de casa e do bebê do Cariri, região distante quase 600 km de Fortaleza, para o Hospital de Messejana, na capital, com segurança para os pacientes, só poderia ser feita através de UTI aérea. Além da distância, a situação de saúde deles inspirava cuidados e exigem segurança e os serviços são realizados exclusivamente, na rede pública, no Hospital de Messejana. A equipe de profissionais de urgência e emergência que acompanha a transferência dos pacientes na nova UTI áerea é do SAMU Ceará, da Secretaria da Saúde do Estado.
Fonte: Secretaria da Saúde do Ceará