No atendimento, os defensores irão prestar orientação sobre a realização de ações judiciais para fornecimento gratuito de medicamentos de alto custo para pessoas de baixa renda e sobre cirurgias e tratamento de urgência, recusados pelo Sistema de Saúde, além de ações judiciais de investigação de paternidade e alimentos.
Os interessados devem levar os originais e cópias do RG, CPF e do comprovante de endereço, além de atestados médicos (para as ações de saúde). No caso de ações de investigação de paternidade e alimentos, são necessários, além dos documentos pessoais, a certidão de nascimento da criança, nome completo e endereço do pai, bem como provas do relacionamento da mãe do menor e do pai investigado.
De acordo com a presidente da Adpec, Sandra Moura de Sá, eventos dessa natureza facilitam a aproximação da Associação de seu público alvo, mostrando a importância social do papel do defensor público, “pois ao defender o direito do cidadão, o defensor transforma a causa de um no benefício de todos”. O depoimento faz referência à Campanha Nacional pela Valorização da Defensoria Pública.
Fonte: Blog Sobral