"O Som ao Redor" ganhou 10 prêmios em festivais no país - dentre eles de melhor filme pelo júri popular e pela crítica, melhor diretor e melhor som no Festival de Gramado.
Também levou estatuetas nos festivais do Rio (Melhor Filme e Roteiro) e na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo (Melhor Filme), além de festivais internacionais como Copenhage e Roterdã. Fora do Brasil, participou de 70 festivais.
Critérios de escolha
Segundo o secretário do Audiovisual do Ministério da Cultura, Leopoldo Nunes, a comissão especial de seleção encarregada de selecionar o candidato brasileiro ao Oscar filtrou dois dos 14 filmes inscritos. O colegiado, no entanto, optou pelo longa-metragem de Kléber Mendonça. O secretário não quis revelar o título do filme que chegou à etapa final com “O Som ao Redor”.
Nunes se limitou a dizer que a outra película finalista na seleção também era de um diretor estreante. “A gente tinha dois filmes igualmente valorosos e originais e acabamos optando por um título. Chegamos a dois títulos superoriginais, bem autorais, dois filmes de estreia”, ressaltou.
Indagado sobre o motivo de a comissão ter escolhido um filme que não havia obtido tanto sucesso nas bilheterias, em comparação a títulos como “Gonzaga de Pai para Filho” e "Faroeste Caboclo”, o secretário do Audiovisual justificou que a opção levou em conta os critérios que são utilizados pela academia de Hollywood.
“Temos lá [nos Estados Unidos] uma festa do cinema americano, que seleciona filmes americanos. São diversos países que indicam filmes [...] Tem de ser um filme de excelência, de originalidade. É levado em conta muito mais a criatividade e originalidade do que orçamento e sucesso que obteve nas bilheterias de seu país”, enfatizou Nunes.
Produtora do filme “O Palhaço”, que foi indicado pelo Brasil para disputar a estatueta de melhor filme estrangeiro de 2013, Vânia Catani foi uma dos cinco integrantes da comissão que selecionou nesta sexta o filme pernambucano.
Na entrevista na qual foi divulgado o candidato brasileiro ao Oscar de 2014, a produtora observou que há várias dificuldades financeiras e logísticas para divulgar um filme estrangeiro nos Estados Unidos. “Espero que o Kléber [diretor de ‘O Som ao Redor’] esteja com disposição, porque o bagulho é doido”, brincou.
Aproximadamente 70 filmes do mundo inteiro serão indicados para a comissão do Oscar, em Los Angeles, para disputar a categoria de melhor filme estrangeiro.
Desses, somente cinco serão selecionados para disputar a estatueta do Oscar 2014. Os finalistas ao prêmio devem ser anunciados em janeiro do ano que vem. Confira a lista dos 14 filmes que disputaram na seleção nacional:
1) Cine Holliúdy
2) Colegas
3) Cores
4) Elena
5) Faroeste Caboclo
6) Gonzaga de Pai para Filho
7) Meu Pé de Laranja Lima
8) O dia que durou 21 anos
9) O que se move
10) O som ao redor
11) O tempo e o vento
12) Porto dos mortos
13) Uma história de amor e fúria
14) Xico Stokinger
G1