Iniciado 1º Festival Internacional de Cinema de Sobral, Cinebral
dezembro 03, 2013
0
O Theatro São João abriu suas portas, nessa segunda-feira, 2, para o início de uma semana voltada ao mundo do cinema. Até o dia 7 deste mês a sétima arte será discutida em vários pontos da cidade, por quem faz e quem aprecia cinema, com a extensa programação do 1º Festival de Cinema Internacional em Sobral, o Cinebral.
A abertura do Festival contou com apresentação do recital da Orquestra Jovem de Sobral, formada por alunos da Escola de Música, que apresentaram cinco peças musicais e em seguida, acompanharam o Coral Vozes de Sobral.
O homenageado da noite, foi Douglas Vascleidson Vieira dos Santos, aluno de 14 anos da Escola Raul Monte, e roteirista do curta metragem Picolé. O filme foi premiado este ano pelo projeto A Escola Vai ao Cinema, que aproxima o jovem da cultura audiovisual brasileira. A produção sobralense também foi selecionada em dos maiores festivais do Brasil e um dos mais importantes do mundo que é o “Anima Mundi”.
Douglas recebeu a premiação das mãos do Prefeito Veveu, que falou da importância de festivais como este para o incentivo à cultura. “O Cinebral abre as portas para uma programação cheia de oportunidades para quem aprecia a arte do cinema. Com este Festival, Sobral se coloca como um espaço de intercâmbio cultural mundial, e nos aproxima de produções internacionais premiadas, além dos cursos e oficinas que ensinam e trazem mais conhecimento sobre cinema”, falou.
Para Eliseo de Pablos, diretor do Cibebral, “ o Festival, além de trazer importantes produções que não estão no circuito comercial do cinema internacional, também ensina a fazer cinema. São muitas as oportunidades de cursos e oficinas oferecidos em nossa programação”.
Produzido pelo Instituto Ecoa, o Cinebral apresentará ao longo da semana 58 filmes europeus e co-produções Brasil-Europa, palestras e mesas redondas com participação de representantes da Hungria, Espanha e Brasil, oficinas de cinema, exposições de 50 cartazes inspirados em filmes, cursos de curtas metragens, além da homenagem ao cineasta cearense Rosemberg Cariry, considerado um dos grandes nomes da sétima arte.
“Realizar um festival como este, que amplia a visão do sobralense sobre essa produção cinematográfica, que vai além da grande indústria do cinema, é uma importante contribuição pedagógica para a população de Sobral. A programação variada vai dar essa oportunidade de se aproximar dessas obras e de sues autores”, falou Roberto Galvão, diretor presidente do Instituto Ecoa.
A abertura do Cinebral contou com a presença do vice-prefeito, Carlos Hilton Soares, do Chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Arialdo Pinho, que representou o Governador Cid Gomes, além de autoridades locais e outros convidados. O Festival de Cinema Internacional, que reúne em Sobral representantes do Brasil, Rússia, Bélgica, Itália, Espanha, Hungria, Áustria, Finlândia, e outros países, é um momento oportuno ao público para desfrutar do que há de melhor do cinema no mundo.
As parcerias são da Prefeitura de Sobral, por meio do Instituto Escola de Cultura, Comunicação, Ofícios e Artes (ECOA) e Governo do Estado, através de sua Secretaria da Cultura.
Confira a programação AQUI.
Fonte: Blog de Sobral
Tags