Fonte: G1 |
Com uma morte confirmada, Tenente Portela tem o maior número de diagnósticos de dengue no estado e decretou situação de emergência no dia 9.
Tenente Portela, município com pouco mais de 14 mil habitantes no Noroeste do Rio Grande do Sul, concentra cerca de um terço dos casos de dengue registrados no estado em 2024. São 1.176 contaminados, o que representa pouco mais de 30% dos 3.840 casos já confirmados no RS.
Com uma morte confirmada, a primeira do ano no RS, Tenente Portela decretou situação de emergência no dia 9 deste mês.
Outros dois municípios gaúchos registraram mortes por dengue em 2024: Santa Rosa, também na Região Noroeste, e Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo.
De acordo com a prefeitura de Tenente Portela, "as condições climáticas - chuvas frequentes e altas temperaturas - registradas nos últimos meses de 2023 e início de 2024 contribuíram para este cenário". Em nota, o executivo ainda reconhece que houve "certo descuido de nossa população na eliminação de locais propícios para a proliferação do mosquito".
Dados da Secretaria Estadual de Saúde do estado (SES) mostram que praticamente todos os casos de Tenente Portela são autóctones, ou seja, foram contraídos dentro do município.
Para combater o avanço do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, além de zika e febre chikungunya, Tenente Portela vem fazendo aplicações de "fumacê" em regiões afetadas. Além disso, foi distribuído repelente para os servidores. Para a população mais vulnerável a contaminações, a prefeitura está providenciando a aquisição dos repelentes, já que o produto está em falta no mercado.
Cuidados contra a dengue
Evite qualquer reservatório de água parada sem proteção em casa. O mosquito pode usar como criadouros grandes espaços, como caixas d'água e piscinas abertas, até pequenos objetos, como tampas de garrafa e vasos de planta.
Coloque areia no prato das plantas ou troque a água uma vez por semana. Mas não basta esvaziar o recipiente. É preciso esfregá-lo, para retirar os ovos do mosquito depositados na superfície da parede interna, pouco acima do nível da água. Isso vale para qualquer recipiente com água.
Mosquito prefere os ambientes mais escuros das casas
Pneus velhos devem ser furados e guardados com cobertura ou recolhidos pela limpeza pública. Garrafas pet e outros recipientes vazios também devem ser entregues à limpeza pública. Vasos e baldes vazios devem ser colocados de boca para baixo. Limpe diariamente as cubas de bebedouros de água mineral e de água comum. Seque as áreas que acumulem águas de chuva. Tampe as caixas d’água.Veja também :
Condutor morre e quatro ficam feridos em acidente entre carro e carreta na BR-262
Fonte: G1