O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu nesta sexta-feira (28) alerta laranja de perigo, pelas chuvas intensas, para o município de Fortaleza e 88 outras cidades do Ceará, incluindo todo o litoral do estado. O alerta, que vale até as 10h da manhã do sábado (9), foi emitido pelo terceiro dia seguido, com o do dia anterior tendo sido válido para todo o território cearense.
O órgão prevê, com isso, chuvas intensas (entre 30 e 60 mm por hora, ou de 50 a 100 mm por dia) e ventos intensos (com velocidades entre 60 e 100 km/h). Há riscos potenciais de corte de energia elétrica, queda de galhos e árvores e possibilidade de alagamentos e descargas elétricas.
Nesta sexta-feira (8), o Inmet disparou o mesmo alerta também para municípios dos estados do Amazonas, Maranhão, Paraná, São Paulo, Pará, Rio Grande do Norte, Amapá, Mato Grosso do Sul, Piauí, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Com esse alerta, são destacadas instruções de segurança para as chuvas das próximas horas e dos próximos dias: em caso de rajadas de vento, não se deve procurar abrigo debaixo de árvores, para evitar riscos de queda e descargas elétricas; deve-se evitar ainda estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Além disso, há ainda recomendação de evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante o período.
Confira os municípios para os quais foi emitido o alerta laranja do Inmet, de perigo intermediário, devido às chuvas: Acarape, Acaraú, Alcântaras Amontada, Apuiarés, Aquiraz, Aracati, Aracoiaba, Barreira, Barroquinha, Baturité, Beberibe, Bela Cruz, Camocim, Canindé, Caridade, Cariré, Cascavel, Caucaia, Chaval, Chorozinho, Coreaú, Cruz, Eusébio, Forquilha, Fortaleza, Fortim, Frecheirinha, General Sampaio, Graça, Granja, Groaíras, Guaiúba, Guaramiranga, Horizonte, Ibiapina, Icapuí, Irauçuba, Itaiçaba, Itaitinga, Itapajé, Itapipoca, Itarema, Jaguaruana, Jijoca de Jericoacoara, Maracanaú, Maranguape, Marco, Martinópole, Massapê, Meruoca, Miraíma, Morada Nova, Moraújo, Morrinhos, Mucambo, Mulungu, Ocara, Pacajus, Pacatuba, Pacoti, Pacujá, Palhano, Palmácia, Paracuru, Paraipaba, Paramoti, Pentecoste, Pindoretama, Quixeré, Redenção, Reriutaba, Russas, Santana do Acaraú, Santa Quitéria, São Benedito, São Gonçalo do Amarante, São Luís do Curu, Senador Sá, Sobral, Tejuçuoca, Tianguá, Trairi, Tururu, Ubajara, Umirim, Uruburetama, Uruoca e Viçosa do Ceará.
A Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme) aponta que as maiores chuvas registradas entre quinta (7) e sexta-feira (8), no Ceará, foram em municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (RMF). O principal destaque é Beberibe, com 102 mm, além de Cascavel (93 mm), Maranguape (90 mm) e São Gonçalo do Amarante (81 mm). A capital Fortaleza registrou 55 mm de chuva no período.
Confira abaixo os postos da Funceme onde houve maiores registros de chuvas, em milímetros, entre as 7h da manhã de quinta-feira (7) e as 7h da manhã desta sexta-feira (8):
Beberibe (Posto: LAGOA FUNDA) : 102 mm
Cascavel (Posto: CASCAVEL) : 93 mm
Maranguape (Posto: FAZENDA COLUMINJUBA) : 90 mm
Graça (Posto: GRACA) : 84 mm
Beberibe (Posto: BEBERIBE) : 82 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: SEDE) : 81 mm
São Gonçalo Do Amarante (Posto: SIUPE) : 80 mm
Sobral (Posto: AC. SOBRAL) : 72 mm
Paracuru (Posto: JARDIM DO MEIO) : 67 mm
Pacatuba (Posto: PACATUBA) : 62.2 mm
Fonte- GCMAIS