Fonte: G1 |
Um homem de 21 anos foi preso após ser flagrado pelas câmeras de um condomínio pendurado na fiação de postes, tentanto furtar fios, na Rua Dragão do Mar, na Praia de Iracema, em Fortaleza, na madrugada desta segunda-feira (24).
Nas imagens, o homem aparece em cima de um poste, deitado por cima da fiação, usando uma faca para tentar cortar os fios.
Segundo a Polícia Militar, os agentes do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) foram acionados para a ocorrência por meio da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops), por volta de 2h da madrugada.
Quando os policiais chegaram localizaram o suspeito ainda em cima do poste. O homem não reagiu e foi preso em flagrante. As imagens da câmera que registrou a ação do criminoso foram coletadas.
Após a captura, o indivíduo, que já possui antecedentes criminais por roubo, foi apresentado no 2º Distrito Policial, onde foi autuado por tentativa de furto.
A Enel Distribuição Ceará registrou, só em 2024, 111 km de cabos roubados da rede elétrica, afetando o fornecimento de energia de diversos pontos do estado. Além de Fortaleza, a região Leste tem sido bastante impactada. Aquiraz, Aracati, Beberibe, Cascavel e Icapuí foram os municípios mais afetados.
Em 2023, mais de 237 quilômetros de cabos de energia foram furtados da rede elétrica da Enel no estado, o equivalente à distância entre Fortaleza e Mossoró, no Rio Grande do Norte.
Além dos riscos para quem comete esse tipo de crime, a Enel ressalta que o furto cabos da rede elétrica prejudica toda a população, porque afeta diretamente o fornecimento de energia. As cinco cidades mais afetadas no ano passado foram Cascavel, Trairi, Fortaleza, Cruz e Icapuí, em áreas de praia.
Como forma de combate às ações de furto de cabos, a Enel, com apoio dos órgãos de segurança do Ceará, tem intensificado os trabalhos de investigação e de inspeção em campo, realizando visitas a sucatas em todo o estado.
Um reflexo dessa ação conjunta foi o aumento de cerca de 150% no número de prisões no Ceará entre 2022 e 2023. Ao todo, 22 pessoas foram presas em 2023 por furto ou por receptação de material furtado. Já em 2024, já foram registradas 39 prisões.
Somando-se às ações investigativas, a distribuidora também tem adotado como prática a substituição de cabos de cobre por cabos de alumínio ou aço cobreado em áreas onde há grande incidência de furto. Além disso, a empresa passou a adotar esses modelos de cabo em novos projetos, como obras de extensão de rede, com o objetivo de diminuir as ações de furto.
Para facilitar e também incentivar o apoio da população nesses casos, a Enel Ceará criou uma Central de Segurança onde as denúncias podem ser feitas gratuitamente, 24h por dia, por meio dos telefones 3453-4060 ou também no WhatsApp 85 99993-9526.
Fonte: G1