A decisão foi unânime e contemplou 53 processos que envolvem municípios de 12 estados
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou nesta terça-feira (24) o envio de militares das Forças Armadas para garantir a segurança em locais de votação durante o primeiro turno das eleições municipais, marcado para 6 de outubro. A decisão foi unânime e contemplou 53 processos que envolvem municípios dos estados de Tocantins, Piauí, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Ceará, Maranhão, Acre, Mato Grosso, Pará, Paraíba e Rio Grande do Norte.
A presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, destacou que o pedido de reforço militar é uma prática recorrente em todas as eleições. Segundo a ministra, governadores informam aos tribunais regionais eleitorais (TREs) quando há necessidade de apoio das forças federais para assegurar a tranquilidade na votação e na apuração dos votos. O envio dessas tropas é solicitado em situações onde as autoridades locais consideram o efetivo policial insuficiente para garantir a normalidade do pleito.
A medida tem como objetivo garantir a segurança dos eleitores e a lisura do processo eleitoral, especialmente em regiões onde o efetivo policial é limitado.
Fonte: Sistema Paraíso